Corpo é masculino tinha sinais de ferimentos por arma branca e já estava em avançado estado de decomposição. A Polícia Civil do Tocantins, por meio do Instituto de Identificação em parceria com Instituto de Medicina Legal, órgãos vinculados à Superintendência da Polícia Científica, identificou o corpo de um jovem encontrado enterrado na zona rural do município de Filadélfia, no norte do Estado. A identificação foi realizada pelos papiloscopistas lotados no 2º Núcleo Regional de Papiloscopia de Araguaína pelo exame papiloscópico.
O cadáver estava enterrado na zona rural do município de Filadélfia e se encontrava em estado avançado de putrefação e apresentava sinais e ferimentos ocasionados por arma branca. O papiloscopista Marcos Fernandes Araújo do Nascimento explica que foi utilizado o método de destacamento das “luvas epidérmicas” com entitamento das cristas de fricção para conseguir coletar as impressões digitais. O cadáver, que é de um homem de 18 anos, foi identificado por meio do confronto papiloscópico das impressões digitais coletadas com as impressões do prontuário civil.
Desaparecimento
O desaparecimento dele foi registrado por meio de um Boletim de Ocorrência de desaparecimento na 34ª Delegacia de Polícia Civil de Filadélfia no dia 1ª de dezembro pelos familiares. O laudo necropapiloscópico de identificação foi encaminhado à 34ª DPC para os procedimentos cabíveis.
A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) promove nesta quinta-feira, 10, a terceira edição do Encontro de Novos Gestores do Maranhão com orientações sobre a transição de gestão municipal. O evento contará com a parceria do Tribunal de Contas (TCE-MA), Controladoria Geral da União (CGU) e do Ministério Público do Maranhão (MPMA).
Em virtude da alta no número de casos de COVID-19 e as recomendações dos Órgãos competentes para conter o vírus, visando o bem-estar de todos, a Famem optou por mudar o encontro programado para acontecer no Rio Poty Hotel, em São Luís, para o formato virtual, com início às 8h30min, por meio das redes sociais, no canal do Youtube e através do site www.famem.org.br. “O momento será importante para elaborarmos, juntos, ações em favor de melhorias para os municípios. Vamos juntos fortalecer o municipalismo”, disse o presidente da Famem, Eric Costa.
Na programação, os novos gestores participarão de palestra sobre os impactos da LC 173 e as consequências para a gestão 2021, obrigatoriedade das audiências públicas em tempos de pandemia, precatórios estaduais, regimes de pagamento, ministrada pelo advogado Ilan Kelson, diretor do Departamento Jurídico da FAMEM e especialista em Direito Público e Eleitoral. Também haverá palestra sobre pregão eletrônico, ministrada por José Costa Miranda Junior, auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União.
Os gestores também poderão assistir um conteúdo sobre Transparência e Recursos federais, proferida por Leonardo Vieira de Melo Abreu, auditor do Tribunal de Contas da União (TCU). Além de uma palestra sobre Transparência e Sistemas de controle do TCE/MA, ministrada pelo Fábio Alex Melo, secretário de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.
Outros conteúdos serão abordados sobre a folha de pagamento, monitoramento da aplicação dos precatórios do FUNDEF, planos municipais de educação e 1º infância, novas exigências ambientais, lixo e saneamento básico. Também assuntos como o Incremento da Arrecadação Municipal via o ISS dos cartões de crédito e débito, do leasing e planos de saúde (LC 175/2020) e divulgação da plataforma de oportunidades de capacitações virtuais e gratuitas da ENCCLA e parceiros.
O comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar mostra dados positivos da gestão
Foto: Tenente Coronel Nascimento
O Tenente Coronel Nascimento apresenta os resultados do seu primeiro ano de gestão à frente do comando do 12º BPM em Estreito (MA), o qual se iniciou em 28 de outubro de 2019. O Batalhão faz parte do grande Comando do Policiamento de Área do Interior – 3 (CPAI-3), que engloba sete batalhões.
Gestão Operacional
Apresentando os dados operacionais do 12º BPM, os principais são relacionados aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que relacionam homicídios, feminicídios, infanticídios e latrocínios.
Com os resultados desse primeiro ano, o 12º BPM foi colocado como o Batalhão de área que mais reduziu o índice, conforme mostra o quadro abaixo e com as metas sugeridas pelo Plano Plurianual do Governo do Estado.
Fonte: CPAI-3
Outro ponto operacional a apresentar, são os dados relativos à apreensão de armas de fogo, drogas, atendimentos e veículos recuperados. O qual o Batalhão tem apresentado um bom desempenho em relação ao ano anterior, focando numa Gestão por resultados.
Fonte: CPAI-3
Estatísticas (até 24/11/2020):
Foto: número de atendimentos a população
Foto: quantidade de veículos recuperados
Foto: quantidade de drogas apreendidas
Gestão administrativa
Na parte administrativa, temos muito a agradecer ao excelentíssimo juiz do Tribunal de Justiça do Trabalho Maurício Ricardo Neres e a excelentíssima Procuradora do Trabalho Renata Soraya Dantas Océa, os quais destinaram materiais, equipamentos e eletrônicos ao 12º BPM, que melhoraram a parte de recursos e as condições físicas das instalações e o bem-estar dos policiais militares, resultando no melhor atendimento à população.
Foto: setor administrativo P/1, P/2 e P/3.
Ainda nesse pacote de aparatos, foram destinadas 13 (treze) câmeras de segurança, as quais melhorarão a atividade policial e a vigilância dentro das cidades de Estreito e Porto Franco.
Foto: COPOM 12º BPM.
Metas
As metas para 2021, é continuar o trabalho para a diminuição dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na área do 12º BPM, assim como a reativação do Proerd (Programa Educação de Resistência as Drogas e a Violência), implantação da Patrulha Maria da Penha, para ajudar as mulheres vítimas da violência doméstica, ampliar a quantidade de câmeras de segurança e consequentemente aumentar a sensação de segurança da população.
Com o objetivo de melhorar as condições de atendimento ao público, o Comando do 12º BPM em parceria com as prefeituras, tentará melhorar as instalações físicas dos Pelotões subordinados, assim como fornecer melhores circunstâncias salubres para o policial militar de serviço.
Agradecimentos
O Tenente Coronel Nascimento, vem agradecer a Deus pela vida, família, a qual sempre está ao seu lado, que é o seu apoio para todos os momentos difíceis, ao Governo do Estado do Maranhão, ao Secretário de Segurança Pública e ao Comandante Geral da Polícia Militar, pela confiança à dificuldade de gerir uma unidade de grande porte, como é o Batalhão. Agradecer a família 12º BPM, os quais são os policiais destemidos e bravos, que estão na linha de frente, combatendo o criminoso e a criminalidade em suas diversas formas.
O 12º Batalhão da Polícia Militar, deseja a todos um Feliz Natal e um ano de 2021 cheio de realizações.