Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Polícia Civil Identifica Corpo De Jovem Enterrado Na Zona Rural De Filadélfia, Norte Do Estado


 Corpo é masculino tinha sinais de ferimentos por arma branca e já estava em avançado estado de decomposição. A Polícia Civil do Tocantins, por meio do Instituto de Identificação em parceria com Instituto de Medicina Legal, órgãos vinculados à Superintendência da Polícia Científica, identificou o corpo de um jovem encontrado enterrado na zona rural do município de Filadélfia, no norte do Estado. A identificação foi realizada pelos papiloscopistas lotados no 2º Núcleo Regional de Papiloscopia de Araguaína pelo exame papiloscópico.

O cadáver estava enterrado na zona rural do município de Filadélfia e se encontrava em estado avançado de putrefação e apresentava sinais e ferimentos ocasionados por arma branca. O papiloscopista Marcos Fernandes Araújo do Nascimento explica que foi utilizado o método de destacamento das “luvas epidérmicas” com entitamento das cristas de fricção para conseguir coletar as impressões digitais. O cadáver, que é de um homem de 18 anos, foi identificado por meio do confronto papiloscópico das impressões digitais coletadas com as impressões do prontuário civil.

Desaparecimento

O desaparecimento dele foi registrado por meio de um Boletim de Ocorrência de desaparecimento na 34ª Delegacia de Polícia Civil de Filadélfia no dia 1ª de dezembro pelos familiares. O laudo necropapiloscópico de identificação foi encaminhado à 34ª DPC para os procedimentos cabíveis.

 

Fonte: Secretaria de Segurança Pública

NOVOS GESTORES DO ESTADO DO MARANHÃO PARTICIPARÃO DE ENCONTRO VIRTUAL PROMOVIDO PELA FAMEM


 A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) promove nesta quinta-feira, 10, a terceira edição do Encontro de Novos Gestores do Maranhão com orientações sobre a transição de gestão municipal. O evento contará  com a parceria do Tribunal de Contas (TCE-MA), Controladoria Geral da União (CGU) e do Ministério Público do Maranhão (MPMA). 

Em virtude da alta no número de casos de COVID-19 e as recomendações dos Órgãos competentes para conter o vírus, visando o bem-estar de todos, a Famem optou por mudar o encontro programado para acontecer no Rio Poty Hotel, em São Luís, para o formato virtual, com início às 8h30min, por meio das redes sociais, no canal do Youtube e através do site www.famem.org.br. “O momento será importante para elaborarmos, juntos, ações em favor de melhorias para os municípios. Vamos juntos fortalecer o municipalismo”, disse o presidente da Famem, Eric Costa. 

Na programação, os novos gestores participarão de palestra sobre os impactos da LC 173 e as consequências para a gestão 2021, obrigatoriedade das audiências públicas em tempos de pandemia, precatórios estaduais, regimes de pagamento, ministrada pelo advogado  Ilan Kelson, diretor do Departamento Jurídico da FAMEM e especialista em Direito Público e Eleitoral. Também haverá palestra sobre pregão eletrônico, ministrada por José Costa Miranda Junior, auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União.

Os gestores também poderão assistir um conteúdo sobre Transparência e Recursos federais, proferida por Leonardo Vieira de Melo Abreu, auditor do Tribunal de Contas da União (TCU). Além de uma palestra sobre Transparência e Sistemas de controle do TCE/MA, ministrada pelo Fábio Alex Melo, secretário de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.

Outros conteúdos serão abordados sobre a folha de pagamento, monitoramento da aplicação dos precatórios do FUNDEF, planos municipais de educação e 1º infância, novas exigências ambientais, lixo e saneamento básico. Também assuntos como o Incremento da Arrecadação Municipal via o ISS dos cartões de crédito e débito, do leasing e planos de saúde (LC 175/2020) e divulgação da plataforma de oportunidades de capacitações virtuais e gratuitas da ENCCLA e parceiros.




Tenente Coronel Nascimento, faz análise da Gestão Operacional e Administrativa no seu primeiro ano de comando no 12º BPM em Estreito (MA).

 O comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar mostra dados positivos da gestão

                        Foto: Tenente Coronel Nascimento 


O Tenente Coronel Nascimento apresenta os resultados do seu primeiro ano de gestão à frente do comando do 12º BPM em Estreito (MA), o qual se iniciou em 28 de outubro de 2019. O Batalhão faz parte do grande Comando do Policiamento de Área do Interior – 3 (CPAI-3), que engloba sete batalhões.

Gestão Operacional

Apresentando os dados operacionais do 12º BPM, os principais são relacionados aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que relacionam homicídios, feminicídios, infanticídios e latrocínios.

Com os resultados desse primeiro ano, o 12º BPM foi colocado como o Batalhão de área que mais reduziu o índice, conforme mostra o quadro abaixo e com as metas sugeridas pelo Plano Plurianual do Governo do Estado.

Fonte: CPAI-3


Outro ponto operacional a apresentar, são os dados relativos à apreensão de armas de fogo, drogas, atendimentos e veículos recuperados. O qual o Batalhão tem apresentado um bom desempenho em relação ao ano anterior, focando numa Gestão por resultados.

             Fonte: CPAI-3



Estatísticas (até 24/11/2020):

Foto: número de atendimentos a população


   Foto: quantidade de veículos recuperados

Foto: quantidade de drogas apreendidas



Gestão administrativa

Na parte administrativa, temos muito a agradecer ao excelentíssimo juiz do Tribunal de Justiça do Trabalho Maurício Ricardo Neres e a excelentíssima Procuradora do Trabalho Renata Soraya Dantas Océa, os quais destinaram materiais, equipamentos e eletrônicos ao 12º BPM, que melhoraram a parte de recursos e as condições físicas das instalações e o bem-estar dos policiais militares, resultando no melhor atendimento à população.


Foto: setor administrativo P/1, P/2 e P/3.


Ainda nesse pacote de aparatos, foram destinadas 13 (treze) câmeras de segurança, as quais melhorarão a atividade policial e a vigilância dentro das cidades de Estreito e Porto Franco.

Foto: COPOM 12º BPM.



Metas

As metas para 2021, é continuar o trabalho para a diminuição dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na área do 12º BPM, assim como a reativação do Proerd (Programa Educação de Resistência as Drogas e a Violência), implantação da Patrulha Maria da Penha, para ajudar as mulheres vítimas da violência doméstica, ampliar a quantidade de câmeras de segurança e consequentemente aumentar a sensação de segurança da população.

Com o objetivo de melhorar as condições de atendimento ao público, o Comando do 12º BPM em parceria com as prefeituras, tentará melhorar as instalações físicas dos Pelotões subordinados, assim como fornecer melhores circunstâncias salubres para o policial militar de serviço.

Agradecimentos

O Tenente Coronel Nascimento, vem agradecer a Deus pela vida, família, a qual sempre está ao seu lado, que é o seu apoio para todos os momentos difíceis, ao Governo do Estado do Maranhão, ao Secretário de Segurança Pública e ao Comandante Geral da Polícia Militar, pela confiança à dificuldade de gerir uma unidade de grande porte, como é o Batalhão. Agradecer a família 12º BPM, os quais são os policiais destemidos e bravos, que estão na linha de frente, combatendo o criminoso e a criminalidade em suas diversas formas.

O 12º Batalhão da Polícia Militar, deseja a todos um Feliz Natal e um ano de 2021 cheio de realizações.



quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Diego Maradona morre aos 60 anos

 

Maior jogador da história do futebol argentino sofreu uma parada cardiorrespiratória, segundo o jornal argentino 'Clarín'.






Maior jogador da história do futebol argentino, Diego Armando Maradona morreu nesta quarta-feira (25) aos 60 anos.

Maradona sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa em Tigre, segundo o jornal argentino "Clarín".

O ex-jogador sofreu uma delicada cirurgia no cérebro no começo do mês e recebeu alta oito dias depois.

O campeão mundial nas Copas de 1982 e 1986 passou por uma cirurgia para drenar uma pequena hemorragia no cérebro.

O médico Leopoldo Luque afirmou na ocasião que a cirurgia era considerada simples, mas havia preocupação pela condição de saúde do ex-jogador.











PF cumpre 18 mandados contra grupo por suspeitas de fraudar licitações em cidades do TO

 Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Palmas, Lagoa do Tocantins, Santa Maria do Tocantins, Augustinópolis, São Miguel do Tocantins e Imperatriz no Maranhão.


A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (25) a Operação “Exprobo” com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável por realizar fraudes em
procedimentos licitatórios, atos de corrupção e desvio de recursos públicos no Tocantins.


Aproximadamente 50 policiais federais cumprem 18 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1º Região, nos municípios de Palmas, Lagoa do Tocantins, Santa Maria do Tocantins, Augustinópolis, São Miguel do Tocantins e Imperatriz no Maranhão.


As investigações apuram a atuação de um grupo criminoso responsável por realizar fraudes licitatórias e desvio de recursos públicos em contratos envolvendo recursos do Fundo Municipal de Saúde e do Fundo Municipal de Educação repassados à municípios do Estado, nos anos de 2017 a 2019. Identificou-se, ainda, a possível participação de agentes públicos dos municípios nos fatos em apuração, que teriam favorecido as empresas investigadas nas licitações, em troca de valores depositados em contas destes.


Com as ações de hoje, a Polícia Federal busca robustecer o conjunto probatório existente, com a obtenção de novas provas, fazer cessar a continuidade das ações criminosas, delimitar a conduta dos investigados, bem como identificar e recuperar ativos frutos dos desvios realizados.


Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de fraude à licitação, peculato, corrupção ativa, corrupção passiva e associação criminosa.

 

A palavra “exprobo” é derivada do latim “exprobare” que significa repreender, não concordar, fazendo referência aos atos ilícitos praticados pelos investigados.

 

A Polícia Federal ressalta que, em razão da situação de pandemia atual, foi planejada uma logística especial de prevenção ao contágio pelo Covid-19, com distribuição de EPIs a todos os envolvidos na operação, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas, investigados e seus familiares.


Fonte: www.t1noticias.com.br

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Jovem de 17 anos é morta a tiro no Maranhão; Ex-companheiro é procurado


Caso aconteceu em Barra do Corda. Vítima tinha uma filha e pai é o principal suspeito do crime.


Maria Isabel de Sousa Reis foi morta a tiro em Barra do Corda — Foto: Arquivo pessoal

A Polícia Civil investiga a morte de uma adolescente no bairro Vila Mariano, em Barra do Corda, a cerca de km de São Luís. O caso foi registrado na noite do último sábado (21).

Segundo a polícia, a vítima tinha 17 anos e se chamava Maria Isabel de Sousa Reis. Ela estava em casa quando um homem entrou e a matou com tiro de arma de fogo.

A motivação do crime ainda é apurada, mas, a polícia suspeita da relação entre esse feminicídio e outro crime cometido pouco tempo antes.

Segundo o delegado Márcio Rodrigo, o ex-companheiro de Maria Isabel se envolveu em uma briga com o vizinho dela. Depois do caso, ele resolveu matar a ex-companheira, com quem teve uma filha. Ele é o principal suspeito do crime e ainda é procurado.

Fonte: G1 Maranhão 

Polícia Civil Cumpre Mandado De Internação De Adolescente Suspeito De Envolvimento Em Latrocínio No Extremo Norte Do Estado

 



Um adolescente de 15 anos de idade foi apreendido pela Polícia Civil na tarde desta quarta-feira, 18, em São Miguel do Tocantins. Ele é o último suspeito de envolvimento em um crime de latrocínio que ocorreu na madrugada do dia 31 de maio de 2020, quando um grupo de adolescentes que estava acampado em uma praia de São Miguel foi surpreendido por quatro indivíduos. Eles roubaram os jovens e depois os jogaram no rio Tocantins, o que acabou resultando na morte do adolescente de 16 anos.Crime ocorreu no mês de maio de 2020 e vitimou um adolescente de 16 anos de idade.

Segundo o delegado Antônio Bandeira, titular da 16ª Delegacia de São Miguel, e responsável pelo caso, logo após o crime, os policiais civis daquela DP iniciaram as investigações, desvendando o crime e efetuando as prisões de três indivíduos que são considerados os autores do crime, sendo que um foi capturado em São Miguel, outro no Maranhão e o terceiro em Goiânia.

“Com o aprofundamento das investigações, conseguimos identificar todos os quatro envolvidos no latrocínio, sendo que apenas esse adolescente de 15 anos continuava em liberdade, desde a data dos fatos. Desse modo, representamos junto ao Poder Judiciário pela internação do mesmo, fato que foi acatado pelo juízo da Comarca de Itaguatins e, assim, nesta tarde, depois de localizar o paradeiro do investigado, conseguimos fazer a apreensão dele”, disse o Delegado.

Ocorre que ao chegar a residência do menor, os policiais civis encontraram em poder do jovem várias porções de maconha, cocaína, crack, bem como, balança de precisão, munições calibre 28, intactas, e mais de R$ 600 reais, em espécie. Diante dos fatos, o adolescente também foi autuado em flagrante por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas e também posse ilegal de munição.

Após a realização das providências legais cabíveis, o menor será recolhido a uma das Unidades de Internação para menores infratores do Tocantins. O delegado Antônio Bandeira destaca que o encerramento do caso traz mais sensação de segurança para os moradores de São Miguel, pois o caso chocou o município do extremo norte do Estado pela crueldade e violência com que foi praticado.

“Desde o primeiro dia das investigações, a Polícia Civil não mediu esforços para desvendar esse crime e prender todos os envolvidos que dele participaram. Nesse sentido, podemos afirmar que mais uma vez a PC-TO deu uma resposta satisfatória a sociedade e reafirmou seu comprometimento com a segurança pública de todos os cidadãos tocantinenses”, ponderou a autoridade policial.

Polícia Civil cumpre mandado de internação de adolescente suspeito de envolvimento em latrocínio no extremo norte do Estado.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

FUMO FEST VIRALIZA EM ESTREITO E REGIÃO

Em Estreito-MA, jovens militantes de um partido que não venceu as eleições municipais resolveram fazer uma festa bem inusitada, onde apenas os militantes do candidato poderiam participar, #FumoFest viralizou na cidade e na região e as pulseiras ficaram disputadas.


A idéia de fazer a festa se deu após os militantes do partido que ganhou começarem a fazer brincadeiras de mau gosto com os que perderam, jogando pacotes de fumo em suas casas e estabelecimentos de trabalho além de várias musicas e textos em redes sociais, os organizadores nem imaginavam que a festa fosse tomar a proporção que tomou, onde até os próprios adversários tentavam participar.



A festa aconteceu no último sábado (21) e contou com várias atrações como: O Cantor Júnior Moral, Dj Hudson Santos, Dj. Sonic e Carros de Som convidados, todos voluntários que "fumaram" juntos. 

No meio da noite, muita chuva e os participantes seguiram firmes até a madrugada na festa que vai ficar na história da cidade.

Operação conjunta apreende 50 kg de maconha em ônibus interestadual; Traficante é preso.


 


Em vistoria aos compartimentos de bagagens do ônibus Scania/Mpolo Paradiso de cor prata, os policiais encontraram roupas, sapatos, peças automotivas e uma geladeira. Numa busca minuciosa no eletrodoméstico, foram encontrados 39 tabletes de substância análoga à maconha, resultando num total de aproximadamente 50 kg, avaliados em quase R$ 50.000.

O suposto dono da geladeira não estava presente no ônibus.

Diante das evidências, a ocorrência foi encaminhada ao Plantão Central da Polícia Civil em Imperatriz para procedimentos cabíveis.

Após apreensão da droga e depoimento dos ocupantes do ônibus, o veículo foi liberado para prosseguir viagem.

Informações colhidas pela PRF davam conta que a cidade de Bacabeira seria o destino final da geladeira, momento em que ônibus passou a ser monitorado por policiais civis. No final da tarde de quinta-feira (19), uma equipe da Polícia Civil em ação coordenada identificou e prendeu o suspeito na rodoviária de Bacabeira, que afirmou ser o destinatário da geladeira.

O suspeito foi conduzido à sede da SENARC onde foi realizada revista no veículo do mesmo com uso de cão farejador, tendo sido encontradas três porções de maconha.

Após levantamentos descobriu-se ainda três passagens anteriores do conduzido pelo delito de tráfico em São Luís. O conduzido foi autuado em flagrante pela droga armazenada em seu veículo e foi representado pela prisão do mesmo pelos indícios de participação na remessa da carga apreendida pela PRF.

(Fotos: PRF-Divulgação).

Deputado federal Hildo Rocha recebe alta, após vencer a Covid-19



O deputado federal Hildo Rocha (MDB) recebeu alta do hospital DF Star, em Brasília, neste domingo (22). As informações foram publicadas pelo parlamentar na sua página no Instagram.

“Agradeço a todos pelas orações! Obrigado a minha família e obrigado a toda equipa do hospital DF Star, em especial a Dra. Ludhmila Abrahão Hajjar (Médica Responsável) ao Dr. Pedro Henrique Loretti (Diretor Geral) que me ajudou nessa recuperação”, legendou o parlamentar.

Agora em casa, Hildo Rocha se planeja para voltar às atividades em prol do Maranhão “Já, já estarei de volta aos trabalhos para buscar melhorias para meu Estado, para os maranhenses”. 


terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Jovem é morto a tiro enquanto andava de bicicleta em Davinópolis (MA)



Na tarde dessa segunda-feira (10) um jovem, identificado como Raimundo dos Santos Silva Filho, de 19 anos, foi abordado por dois homens em uma moto e foi atingido por um tiro enquanto estava de bicicleta no bairro Santa Rita, em Davinópolis, a 12 km de Imperatriz.
O jovem foi atingido no peito e morreu no local. Segundo os moradores, o disparo foi feito pelo suspeito que estava na garupa.
Segundo a família, o jovem vinha sendo ameaçado, e acreditam que o crime foi por acerto de contas.
Os autores do assassinato estão foragidos, mas a polícia informou que já abriu uma investigação.

Fonte: enquantoissonomaranhao.com.br

sábado, 8 de fevereiro de 2020

ÔNIBUS FICA COM A FRENTE DESTRUÍDA APÓS COLISÃO FRONTAL NA BR-153 NO MARANHÃO








Um grave acidente foi registado na manhã deste sábado (08), na BR-135 no Campo de Peris envolvendo um ônibus e um caminhão.
O ônibus da empresa Litorânea seguia da cidade de Colinas com destino a capital São Luís e teria colidido na traseira do caminhão e saindo da pista.


No momento do acidente chovia e parte da carga do caminhão que transportava limão ficou espalhada na rodovia. Apesar da destruição da frente do ônibus não houve vítimas fatais.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e deve investigar as causas do acidente.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

VEREADORA EDILEUSA BÍLIO É COTADA COMO UM DOS PRINCIPAIS NOMES PARA ASSUMIR A PREFEITURA DE WANDERLÂNDIA DO TOCANTINS



              


Ainda em Pré-campanha e com a situação política um tanto quanto incerta em Wanderlândia/TO, as conversas que se ver diante da população é o nome da Vereadora Edileusa Bílio como um dos mais cotados para assumir o executivo do município.


De acordo com os moradores o atual prefeito Eduardo Madruga já em seu segundo mandato ainda não se manifestou sobre quem receberá o seu apoio nas próximas eleições, porém, dizem que o gestor sempre deixou claro que apoiaria alguém do seu grupo político.

Contam ainda que Edileusa no legislativo, sempre esteve lado a lado com o prefeito desde quando assumiu a prefeitura em 2013 e por ter uma experiência política de mais de 20 Anos além de ter um trabalho prestado junto as famílias carentes assim conhecendo de perto o anseio da população a vereadora conta ainda com o total apoio do Deputado Estadual Issam Saado que é atual vice-presidente do Partido Verde no Tocantins, ao qual o que tudo indica será o partido onde Edileusa pretende lançar sua candidatura ao executivo nas próximas eleições.



Até onde a nossa equipe acompanhou pudemos ver que a população de Wanderlândia anseia por um nome que seja do grupo político do atual prefeito Eduardo Madruga, contudo, querem também por alguém que seja filho da cidade e que tenha serviços prestado para a população que sonha ver a cidade cada dia mais bem cuidada.

Fonte: carolinaotempo.com.br

 (Fotos: Deputado Estadual Issam Saado / Ascom-PMW)