Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Guarnição da Rádio Patrulha apreende arma de fogo no município de São João do Paraíso

Suspeito transitava pelas ruas da cidade no momento da abordagem

Pistola Taurus apreendia pela Guarnição da
Rádio Patrulha (Foto: divulgação)
Na manhã desta segunda-feira (8), um homem de 30 anos foi preso em flagrante na cidade de São João do Paraíso (MA) após ser encontrado com uma pistola Taurus calibre 9 milímetros.


Ele estava transitando pelas ruas da cidade quando se deparou com a viatura da Polícia Militar. Quando observou a presença da PM, o homem desviou dos policiais, os quais perceberam a atitude suspeita.

A Guarnição da Rádio Patrulha em momento oportuno abordou o suspeito, fez a revista pessoal e encontrou dentro de uma mochila a arma de fogo.


Ele informou que a arma possui registro, entretanto no momento da abordagem não estaria portando os documentos que comprovasse. Ele contou aos policiais militares que possuía a “posse” da arma de fogo, mas não dispunha do “porte”, por esse motivo foi feito a condução para a Delegacia de Polícia Civil, para que fosse feito o esclarecimento junto a autoridade competente.


Polícia Militar e Polícia Civil cumprem mandado de busca e apreensão em Porto Franco

 Uma arma de fogo e mais de 400 gramas de drogas foram apreendidas na ação


Arma de fogo e drogas apreendidas no mandado de busca e apreensão realizado na cidade de Porto Franco-Ma (Foto: divulgação)


Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (11), o 12º BPM em parceria com a Polícia Civil, cumpriram mandado de busca e apreensão no Bairro Vila Esperança, localizado na cidade de Porto Franco (MA).

Em um dos endereços, foram presos um homem e uma mulher, na residência dos suspeitos, os policiais militares encontraram 440g de substância análoga ao crack, 30g de substância semelhante a maconha e 4g de substância idêntica a cocaína, um revólver calibre .38 e oito munições intactas.

No segundo endereço, a Polícia Militar e Polícia Civil apreenderam uma espingarda e  um homem foi preso.

Fonte: http://12bpmma.com

quinta-feira, 27 de maio de 2021

EX CANDIDATO A VICE PREFEITO EM SÃO JOÃO DO PARAÍSO É DETIDO COM DINHEIRO FALSO

 A Polícia Militar do Maranhão prendeu quatro pessoas em flagrante na noite desta terça-feira (25) por colocarem em circulação e guardarem cédulas falsas, a apreensão aconteceu no município de Cidelândia distante 616 km da capital maranhense São Luís.

Segundo a polícia uma mulher havia repassado uma cédula falsa de R$ 20,00 em uma mercearia no município, ela estava acompanhada de mais três indivíduos em um veículo S10 de cor branca.

A polícia então passou a realizar diligências para localizar os suspeitos e o veículo mencionado, que logo foi avistado já na saída da cidade, os policiais realizaram a abordagem e encontraram com os conduzidos a quantia de R$ 970,00 em cédulas aparentemente falsas de R$ 20,00, R$ 50,00 e R$ 100,00.


Inquiridos pela polícia os presos negaram que tivessem conhecimento sobre a falsidade das cédulas apreendidas, eles receberam voz de prisão e foram apresentados na Delegacia de Imperatriz para lavratura do auto de prisão em flagrante pelo crime de moeda falsa, os suspeitos se apresentaram como estudantes universitários de Imperatriz eles passaram a noite na delegacia e foram transferidos na manhã desta quarta-feira (26) para unidade prisional de ressocialização de Imperatriz Maranhão, dentre os detidos um deles de iniciais R.C.S. foi candidato a vice-prefeito na cidade de São João do Paraíso na última eleição.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Municípios recebem R$ 1 bilhão nesta sexta-feira, referente ao segundo FPM do mês

 

Os gestores municipais recebem a segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) nesta sexta-feira, 19 de fevereiro. O valor da transferência constitucional será de R$ 1.056.654.762,54 em valores brutos. Com a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o montante fica em R$ 845.323.810,03.

Com crescimento de 7,56% em relação ao mesmo repasse do ano anterior, o segundo decêndio representa em média 20% do FPM total do mês. A partir dos dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) indica que o resultado positivo cai para 3,13% quando se aplica a inflação do período.

Ao somar os dois repasses, o Fundo de fevereiro teve crescimento de 14,23%, passando de R$ 10 bilhões para R$ 11,4 bilhões, de 2020 e 2021. Mas, ao considerar a inflação, o saldo positivo do acumulado do mês reduz para 9,53%. Nos dois primeiros meses deste ano, os Municípios já receberam R$ 41 bilhões, o que indica aumento de 17,30% ou de 12,34%, considerando a inflação acumulada.

Planejamento
Do total repassado aos Entes municipais, localidades de coeficientes 0,6 receberão R$ 208.123.796,96, ou seja, 19,70%. As 168 prefeituras de coeficientes 4,0 ficarão com o valor de R$ 139.125.318,60, ou seja, 13,17% do que será transferido. Além disso, o levantamento da CNM indica que, sobre os valores brutos, os gestores devem aplicar 15% do valor repassado à saúde e 1% destinado ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

O presidente da CNM, Glademir Aroldi, destaca o resultado positivo do FPM, nos primeiros meses de 2021, mas, volta a indicar cautela, pois, historicamente, o fundo tem os menores repasses no segundo semestre do ano. Constatação feita a partir de avaliações feitas mês a mês. Como o FPM é principal fonte de receita para grande parte dos Entes Municipais e como muitos prefeitos estão iniciando o primeiro mandato, o conselho da Confederação é planejamento.

Veja o levantamento completo aqui e acompanhe as demais Transferências Constitucionais pela plataforma Cidados.

Por Raquel Montalvão
Da Agência CNM de Notícias

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

MAIS UM PROFISSIONAL DA SAÚDE É CEIFADO PELA COVID-19

 


Dr. Moacir Zucarelle Jr, médico do São Rafael e SAMU em Imperatriz, faleceu no último dia 26 de janeiro vítima da COVID-19.

Ele estava internado na UTI desde o dia 15/01 e estava com 90% dos pulmões comprometidos.

Zucarelle Jr., conhecido por muitos como “Tuka”, nasceu em Imperatriz, formou-se em medicina na UFMG, morou em João Pessoa/PB e retornou para Imperatriz onde estava exercendo a profissão.

MAIS UMA TENTATIVA DE SUICÍDIO NA PONTE JK

Segundo informações uma mulher trafegava em um veículo no banco do passageiro e quando passava pela ponte abriu a porta, correu e se jogou de uma altura de mais de 50 metros, apesar da altura a mulher sobreviveu, ela caiu na água e foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros de Estreito, até o momento não sabemos o real estado de saúde da mulher, em breve mais informações.

Ponte JK aparece do lado direito da imagem


sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

AGUIARNÓPOLIS/TO – CÂMARA MUNICIPAL / SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em Sessão extraordinária convocada pelo Presidente em exercício, Sr. Joailton Lopes da Silva (VAQUEIRO) (PP), vereadores analisaram e votaram favorável por unanimidade pelo Projeto de Resolução nº 001/2021 que modifica a Redação do artigo 1º do Projeto de Resolução nº 002/2019.

A sessão foi realizada na última quarta-feira (20) na sede do legislativo de Aguiarnópolis/TO.



sábado, 16 de janeiro de 2021

Erlanio Xavier vence eleição e vai presidir FAMEM até dezembro de 2022

 


A “Chapa 2 – Sálvio Dino: Municipalismo na prática” venceu as eleições da Diretoria e Conselho Fiscal da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Famem, realizadas nesta quinta-feira, 14, na sede da entidade em São Luís. O prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier (PDT) vai presidir a Federação no biênio 2021-2022.

A eleição, com votação presencial, da nova diretoria e do Conselho Fiscal da Famem teve a participação de 214 prefeitos. O prefeito de João Lisboa, Vilson Lima, não justificou e nem se fez presente na sede da entidade. Dois prefeitos deixaram de votar por estar cumprindo isolamento social devido à Covid-19, os prefeitos de Bequimão, João Batista; e de São Domingos do Azeitão, Lourival Leandro dos Santos Júnior (Júnior do Posto). Cinco votos foram anulados pela comissão eleitoral.

Veja na integra os novos dirigentes e respectivos cargos:

CHAPA 1: “Sálvio Dino – Municipalismo na Prática”

Presidente: Erlanio Furtado Luna Xavier  (Igarapé Grande)

1º Vice-Presidente: João Luciano Silva Soares (Pinheiro)

2º Vice-Presidente: José Carlos de Oliveira Barros (Vargem Grande)

Secretário Geral: João Igor Vieira Carvalho (São Bernardo)

1º Secretário: Aluísio Carneiro Filho (Esperantínópolis)

2º Secretário: Emerson Livio Soares Pinto (São João Batista)

Tesoureiro: Fernando Portela Teles Pessoa (Tuntum)

1ª Tesoureiro: Amaury Santos Almeida (Mirinzal)

2º Tesoureiro: Alexandre Magno Pereira Gomes (São João dos Patos)

Diretor de Educação: Vanderly de Sousa do Nascimento Monteles (Anapurus)

Diretor de Saúde: Erik Augusto Costa e Silva (Balsas)

Diretor de Assistência Social: Samia Coelho Moreira Carvalho (Santa Quitéria do Maranhão)

Diretor de Meio Ambiente: Raimundo Nonato Carvalho (Magalhães de Almeida)

Diretor de Cultura: Raimunda da Silva Almeida (Fernando Falcão)

Diretor de Orçamento e Finança: Adriano Machado de Freitas (São Vicente Ferrer)

Diretor de Segurança: Edilson Campos Gomes de Castro (Palmeirândia)

Diretor Jurídico: Amílcar Gonçalves Rocha (Barreirinhas)

Diretor de Infraestrutura e Urbanístico: Raimundo Silva Rodrigues da Silveira (Parnarama)

Diretor de Representação de Brasília: Washington Luís de Oliveira (Bacuri)

1º Conselheiro Fiscal: Deibson Pereira Freitas (Trizidela do Vale)

2º Conselheiro Fiscal: Ubirajara Rayol Soares (Graça Aranha)

3º Conselheiro Fiscal: Cociflan Silva do Amarante (Ribamar Fiquene)

1º Suplente Fiscal: Antonio Coelho Rodrigues (Sítio Novo)

2º Suplente Fiscal: Francisco Flávio Lima Furtado (Duque Bacelar)

3º Suplente Fiscal: José Farias de Castro (Brejo

fonte: famem.org.br

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

CHAPAS PARA A ELEIÇÃO DA FAMEM REGISTRADAS

 

Nesta quarta-feira, 06, duas chapas foram registradas para disputar a eleição da Nova Diretoria e Conselho Fiscal da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão para o biênio 2021/2022, que acontece no próximo dia 14 de janeiro, em São Luís.

A chapa 1, denominada “Salvio Dino – Municipalismo na prática”, cujo representante é o prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier e a chapa 2, denominada “Zé Gentil: Municipalização para Todos”, cujo representante é o prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

Ambas as chapas foram registradas nesta quarta, dentro do prazo legal estabelecido, respectivamente, recebidas pelo advogado da FAMEM, Thiago Soares Penha, presidente da Comissão Eleitoral.

Seguindo as regras, os pedidos de registros foram acompanhados das descrições das chapas, bem como das 25 (vinte e cinco) autorizações originais de composição de chapa.

Abaixo os componentes das duas chapas e seus respectivos cargos.

CHAPA 1: “SALVIO DINO – MUNICIPALISMO NA PRÁTICA”

CARGO       

NOME DO PREFEITO

MUNICÍPIO

PRESIDENTE

ERLANIO FURTADO LUNA XAVIER

IGARAPÉ GRANDE

1º VICE PRESIDENTE

JOÃO LUCIANO SILVA SOARES

PINHEIRO

2º VICE PRESIDENTE

JOSE CARLOS DE OLIVEIRA BARROS

VARGEM GRANDE

SECRETÁRIO GERAL

JOÃO IGOR VIEIRA CARVALHO

SÃO BERNARDO

1º SECRETÁRIO

ALUISIO CARNEIRO FILHO

ESPERANTINÓPOLIS

2º SECRETÁRIO

EMERSON LIVIO SOARES PINTO

SÃO JOÃO BATISTA

TESOUREIRO

FERNANDO PORTELA TELES PESSOA

TUNTUM

1ª TESOUREIRO

AMAURY SANTOS ALMEIDA

MIRINZAL

2º TESOUREIRO

ALEXANDRE MAGNO PEREIRA GOMES

SÃO JOÃO DOS PATOS

DIRETOR DE EDUCAÇÃO

VANDERLY DE SOUSA DO NASCIMENTO MONTELES

ANAPURUS

DIRETOR DE SAÚDE

ERIK AUGUSTO COSTA E SILVA

BALSAS

DIRETOR DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

SAMIA COELHO MOREIRA CARVALHO

SANTA QUITÉRIA DO MARANHÃO

DIRETOR MEIO AMBIENTE

RAIMUNDO NONATO CARVALHO

MAGALHÃES DE ALMEIDA

DIRETOR DE CULTURA

RAIMUNDA DA SILVA ALMEIDA

FERNANDO FALCÃO

DIRETOR ORÇAMENTO E FINANÇA

ADRIANO MACHADO DE FREITAS

SÃO VICENTE FERRER

DIRETOR DE SEGURANÇA

GILBERTO BRAGA QUEIROZ

LUÍS DOMINGUES

DIRETOR JURÍDICO

AMÍLCAR GONÇALVES ROCHA

BARREIRINHAS

DIRETOR DE INFRAESTRUTURA E URBABÍSTICO

RAIMUNDO SILVA RODRIGUES DA SILVEIRA

PARNARAMA

DIRETOR DE REPRESENTAÇAO DE BRASÍLIA

WASHINGTON LUIS DE OLIVEIRA

BACURI

1º CONSELHEIRO FISCAL

DEIBSON PEREIRA FREITAS

TRIZIDELA DO VALE

2º CONSELHEIRO FISCAL

UBIRAJARA RAYOL SOARES

GRAÇA ARANHA

3º CONSELHEIRO FISCAL

COCIFLAN SILVA DO AMARANTE

RIBAMAR FIQUENE

1º SUPLENTE FISCAL

ANTÔNIO COELHO RODRIGUES

SÍTIO NOVO

2º SUPLENTE FISCAL

FRANCISCO FLÁVIO LIMA FURTADO

DUQUE BACELAR

3º SUPLENTE FISCAL

JOSÉ FARIAS DE CASTRO

BREJO

 

 

CHAPA 2: “ZÉ GENTIL: MUNICIPALIZAÇÃO PARA TODOS”

CARGO       

NOME DO PREFEITO

MUNICÍPIO

PRESIDENTE

FÁBIO JOSÉ GENTIL PEREIRA ROSA

CAXIAS

1º VICE PRESIDENTE

RIGO ALBERTO TELIS DE SOUSA

BARRA DO CORDA

2º VICE PRESIDENTE

FRANCILENE PAIXAO DE QUEIROZ

SANTA LUZIA

SECRETÁRIO GERAL

ENOQUE FERREIRA MOTA NETO

PASTOS BONS

1º SECRETÁRIO

HILTON GONCALO DE SOUSA

SANTA RITA

2º SECRETÁRIO

LUCIANA BORGES LEOCADIO

BURITI BRAVO

TESOUREIRO

MARIA JOSENILDA CUNHA RODRIGUES

ZÉ DOCA

1ª TESOUREIRO

JOSE NILTON PINHEIRO CALVET FILHO

ROSÁRIO

2º TESOUREIRO

RONILSON ARAUJO SILVA

PRIMEIRA CRUZ

DIRETOR DE EDUCAÇÃO

LUIS FELIPE OLIVEIRA DE CARVALHO

SANTA INÊS

DIRETOR DE SAÚDE

JOSE FRANCISCO LIMA NERES

CODÓ

DIRETOR DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

VALDINE DE CASTRO CUNHA

SERRANO DO MARANHÃO

DIRETOR MEIO AMBIENTE

ALDO LUIS BORGES LOPES

CURURUPU

DIRETOR DE CULTURA

JOAO BATISTA MARTINS

BEQUIMÃO

DIRETOR ORÇAMENTO E FINANÇA

ORLANDO MAURO SOUSA AROUCHE

SENADOR ALEXANDRE COSTA

DIRETOR DE SEGURANÇA

WALACE AZEVEDO MENDES

ICATU

DIRETOR JURÍDICO

MARIA DEUSA LIMA ALMEIDA

MARANHÃOZINHO

DIRETOR DE INFRAESTRUTURA E URBABÍSTICO

ARQUIMEDES AMÉRICO BACELAR

AFONSO CUNHA

DIRETOR DE REPRESENTAÇAO DE BRASÍLIA

KLEBER ALVES DE ANDRADE

SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO

1º CONSELHEIRO FISCAL

CARLOS AUGUSTO FURTADO CIDREIRA

VIANA

2º CONSELHEIRO FISCAL

ERIVELTON TEIXEIRA NEVES

CAROLINA

3º CONSELHEIRO FISCAL

RONILDO CAMPOS SILVA

PENALVA

1º SUPLENTE FISCAL

JOSE AUGUSTO SOUSA VELOSO FILHO

BELA VISTA DO MARANHÃO

2º SUPLENTE FISCAL

FERNANDO AUGUSTO COELHO TEIXEIRA

CIDELÂNDIA

3º SUPLENTE FISCAL

FLÁVIO RONNE AMORIM MUNIZ

ARAGUANÃ



JOVEM COMETE SUICÍDIO EM ESTREITO PULANDO DA PONTE RODOVIÁRIA

 

Na manhã desta quarta-feira (13) um homem de 42 anos de Idade cometeu suicídio na cidade de Estreito-MA, o jovem que apresentava sinais de depressão segundo amigos, pulou da ponte Juscelino Kubitschek (divisa dos estados Tocantins e Maranhão) encima das pedras de uma altura de aproximadamente 50 metros.


José Nilton trabalhava há mais de 17 anos em uma empresa de monitoramento de alarme da cidade, onde apresentou recentemente um laudo médico com pedido de afastamento e estava cumprindo há mais de 2 meses, segundo alguns colegas ele sempre foi muito retraído no ambiente de trabalho, porem muito dedicado, Nilton não bebia nem usava drogas, era um rapaz religioso e frequentava a Igreja Batista, onde tocava instrumentos musicais, ele participava também do grupo de ciclistas Galera do Pedal onde tinha vários amigos.

Nilton já havia perdido seus pais e não tinha esposa nem filhos, deixa um legado de amizade, um rapaz prestativo, dedicado e determinado.


Até o momento não se sabe os motivos que levou o rapaz a cometer o suicídio, só nos resta rogar a Deus por misericórdia, aos familiares e amigos os nossos mais sinceros sentimentos.



segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DA POLÍCIA MILITAR DO TOCANTINS



Polícia Militar do Tocantins abriu as inscrições do novo edital de concurso público (Concurso PM TO) visando o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos.

Cebraspe será a banca organizadora do certame.

Para todos os cargos, o concurso vai exigir nível ensino médio, além de idade de 18 a 32 anos e altura mínima de 1,63m para homens e 1,60m para mulheres, além de carteira de habilitação a partir da categoria “B”.

O salário inicial do PM-TO é de R$ 3.330,90, após o término do curso de formação. Durante o período de formação, o subsídio do Aluno Soldado, em valores vigentes, é de R$ 1.665,50, conforme previsto em lei.

De acordo com o edital do concurso PM-TO 2021, as vagas são destinadas aos seguintes cargos:

  • 950 vagas para soldado – 855 homens e 95 mulheres;
  • 25 vagas para músicos;
  • 20 vagas para técnico em enfermagem; e
  • 5 vagas para técnico em saúde bucal.

Para soldados músicos, o concurso PM-TO conta com vagas para clarinete (8 vagas), sax alto (1), sax tenor (2), trompete (3), trombone (3), euphonium (1), tuba (2) e bateria/percussão (5).

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever no período compreendido entre 10 horas do dia 04 de janeiro e 18 horas do dia 23 de janeiro de 2021, pelo site do Cebraspe. A taxa de inscrição vai custar R$80.